top of page
Buscar
Foto do escritorMel Domezi

Adaptações no trabalho pós pandemia

A pandemia nos trouxe novos hábitos, que já são parte da rotina de todos, dentro de casa, e na convivência social.

Os cuidados com higiene, limpeza e uso de máscaras e álcool em gel são primordiais para assegurar a saúde de todos.

O local de trabalho também precisa ser adaptado para assegurar que a contaminação seja evitada ao máximo entre colaboradores.



Algumas medidas são necessárias: limpezas com maior frequência, diminuir a quantidade de objetos expostos e cima da mesa, providenciar divisórias de acrílico entre os colaboradores, fazer o revezamento dos colaboradores, manter o ambiente bem ventilado, fazer a limpeza de filtros de ar condicionado regularmente, assegurar que o acesso aos arquivos de trabalho possam ser acessados remotamente e investir em tecnologia, e assegurar o distanciamento seguro entre colaboradores. Se possível, organizar a circulação também pode ajudar a evitar contato e aglomerações. O revezamento a áreas de refeitório também são importantes para evitar tumultos.

Converse com toda a equipe para saber informações relevantes de cada colaborador, como ter um veículo próprio para deslocamento, avaliar se o serviço rende mais no escritório ou em home office, entender sobre a segurança de cada um e saber se são de grupo de risco. Desta forma ficará mais fácil fazer o revezamento de forma organizada e conveniente a todos.

Além disso, será necessário tomar medidas futuras, para adequar o ambiente de trabalho. Alguns profissionais estão defendendo a volta dos antigos cubículos, onde se trabalhava de forma isolada, mas serão necessários momentos de reuniões, que podem ser feitas remotamente ou com distanciamento seguro. Apesar disto, as áreas colaborativas podem ser usadas, de forma que evitem as aglomerações, pois a interação humana sempre foi e continua sendo importante. Utilize lixeiras com tampas de acionamento por sensor ou pedal, e procure separar o material contaminante como máscaras descartáveis. Priorize o uso de copos e talheres descartáveis.

A tecnologia pode ser utilizada para liberar acessos através de reconhecimento facial e dispensers via sensor. Importante pensar em soluções automáticas, como torneiras com sensores em banheiros, para evitar ao máximo o contato com materiais, e até mesmo de aberturas de portas, para evitar o contato com maçanetas.

Organizar os agendamentos também é fundamental para atender o cliente de forma eficiente e segura.

O bom senso continua sendo a melhor forma de se adaptar às novas formas de trabalho.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page