top of page
Buscar
Foto do escritorMel Domezi

Adaptação e Adequação

Em tempos pós-pandemia a preocupação tem sido manter o distanciamento seguro e a saúde de todos os envolvidos, dentro e fora de casa.

Existem dois momentos que são importantes nesse novo momento: o de adaptação e o de adequação.



O período de adaptação, já passou, quando precisamos fazer algumas ações para manter tudo funcionando em segurança, com o que temos, mas que precisou de alguma intervenção, que vai além do uso de máscaras, álcool gel e cuidados com limpeza.

A adaptação tem sido vista por todos no comércio, com pequenas ações como delimitações de fila com distanciamento seguro, uso de divisórias para separar colaboradores de clientes, uso de luvas, medição de temperatura corporal, organização de fluxo de pessoas, especialmente entrada e saída, e limitação de quantidade de pessoas dentro de ambientes, além da eliminação de áreas de espera e alimentação. Tudo isto, e a diminuição de objetos desnecessários na mesa de trabalho, facilitando a manutenção de limpeza do local.

A manutenção e limpeza de ar condicionado também necessita de um plano de ação periódico, que depende do modelo para que sejam feitas adequadamente, otimizando a limpeza e purificação do ar, apesar de ser recomendável que seja feita a ventilação natural.

A adequação já está sendo estudada pelos profissionais das mais diversas áreas, para que tudo seja adequado ao "novo normal", onde os postos de trabalho sejam seguros, com distanciamento adequado, as áreas de convivência sejam seguras, e os refeitórios possam ser utilizados em horários diversos, com o revezamento de pessoas, para limitar o número de pessoas nestes espaços.

A tecnologia está sendo uma grande aliada, pois sensores de presença podem ajudar a minimizar o contato com maçanetas, torneiras, lixeiras e iluminação. Alguns sistemas, já muito utilizados, podem ser instalados nos projetos, visando a segurança de todos. Um grande exemplo, é no banheiro, que pode ter abertura de porta por sensor de presença, torneiras, lixeiras, secadores de mão e acionadores de descarga com sensores de presença, fazendo com que o usuário fique livre de contatos comuns a várias pessoas.

A arquitetura deve ser repensada para otimizar os espaços de trabalho, pensando em fluxos de circulação, e usando a tecnologia para fazer reuniões de trabalho, e acesso aso arquivos em nuvem, facilitando o trabalho em home office e no escritório.

Os materiais também devem ser adequados para a limpeza constante e facilitada, além da beleza estética e funcionalidade. Escolher os revestimentos precisa ser bem orientado, especialmente a utilização de materiais resistentes, com baixa porosidade e baixo índice de absorção de água.

Algumas empresas já estão com o seu manual de orientação para os colaboradores, e agendamentos com horários marcados para clientes.

Fazer o planejamento e disseminar dentro das empresas facilita o trabalho de todos os envolvidos e otimiza o atendimento.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page