top of page
Buscar
Foto do escritorMel Domezi

A importância dos projetos e documentações

Antes de fazer qualquer reforma, é muito importante ter projetos originais da construção, que devem ser avaliados por profissionais especializados, garantindo a eficiência do planejamento, custos e prazos de obra.

Algumas pessoas acabam descartando documentos importantes, pois não compreendem a sua importância.

O documento entregue pelas construtoras, chamado de manual do proprietário, é recebido na entrega de novas obras, e sempre tem detalhes importantes, até mesmo para uma simples decoração, onde se evitam que paredes com encanamentos sejam perfuradas, eliminando assim o risco de atingir algum cano de água, e provocar vazamentos desnecessários.



Nesta semana, quem acompanha minhas redes sociais, pode verificar uma construção de estrutura mista, onde parte tem vigas de concreto, e parte foi feita em alvenaria estrutural. Onde há vigas, está centrada a caixa de água, e no restante, não existem vigas, mas paredes fortes que resistem ao peso da construção. Os projetos originais não estavam em posse dos proprietários. Existia apenas uma planta de aprovação de prefeitura para incluir novas áreas, mas não existia nenhum documento da construção original.

Só pudemos ter dimensão do problema quando iniciamos a reforma, e pudemos ver as paredes e como estão estruturadas. A obra foi vistoriada e está segura, mas precisou de revisão de cronograma para que o calculista possa solucionar estruturalmente a remoção da parede, sem que haja riscos no imóvel.

Contornar o problema é muito fácil, quando se trabalha com profissionais especializados e experientes.

Manuais são mito importantes e devem ser vistos pelos usuários e profissionais antes da reforma. Então lembre-se de que são muito importantes no momento em que for necessário fazer o planejamento de reforma.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page