top of page
Buscar
Foto do escritorMel Domezi

A arquitetura e a sua saúde

O ambiente pode interferir no nosso humor, e é muito importante que cada espaço seja pensado e decorado para determinadas funções.

As cores refletem no nosso humor, sendo que cada cor pode estimular ou relaxar, deixando os usuários mais aptos a desenvolver atividades e estimular o nosso sensorial.



Além disso, o conforto e ergonomia não podem ser esquecidos, pois isto pode resultar em dores e desconfortos. Os móveis devem ser adequados para que as atividades sejam feitas por horas, como a diferença de cadeiras, por exemplo, que em escritórios ou home office devem ter uma ergonomia para que o trabalho seja otimizado e focado, sem incômodos com dores na coluna; diferentemente de uma cadeira de sala de jantar, que precisa ter um conforto para o período de uma refeição.

A eficiência de luz também pode ajudar na parte sensorial, deixando-o mais concentrado nas atividades exercidas no espaço.

A ventilação e conforto térmico também importam para que os inconvenientes de temperaturas não atrapalhem nas atividades, sejam elas para relaxamento ou desempenho de atividades.

A reunião de todas estas características: cores, ergonomia, conforto, iluminação e ventilação; podem impactar na sua saúde mental e emocional, pois os nosso sentidos precisam estar em harmonia, para que o foco seja no que é necessário, e não no mal estar que pode ser causado pela deficiência de alguns destes fatores.

O ideal é buscar pelo equilíbrio, sendo ele de forma natural ou artificial, como o uso de luz artificial e ar condicionado, cortinas e escolhas de materiais, revestimentos e decoração que se ajustem para que tudo esteja adequado para qualquer momento, seja dia, ou seja noite.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page