top of page
Buscar
Foto do escritorMel Domezi

Como escolher rodapé?


O rodapé é um item, que normalmente não lembramos, e que acaba sendo providenciado às pressas, e muitas vezes, sem o devido conhecimento técnico para a sua aplicação.

Este item serve para arrematar o encontro do piso com a parede, que normalmente não fica com um acabamento muito bem executado, pois temos cortes de pisos.

Existem vários modelos e aplicações, que devem atender ao uso do espaço, e levar em consideração se é uma área que será lavada, como cozinha, lavanderia e banheiros. Os rodapés podem ser comprados em materiais pré-prontos, sendo necessários apenas alguns ajustes, ou podem ser cortados do próprio piso, ou até mesmo, ser vendido como acessórios nos casos de pisos laminados ou vinílicos, e até ser encomendados em marmorarias.

Os rodapés em MDF são indicados para áreas secas, onde não se tem o uso de água no ambiente ou na limpeza. Este tipo de rodapé permite passar cabos por trás, pois possui um espaçamento da parede em determinados pontos. Este tipo de rodapé poder pintado, para um melhor acabamento, ou até mesmo vir com um acabamento industrializado, mas tem detalhes de instalação que ficam aparentes. Estes rodapés tem detalhes e alturas padronizadas pelo fabricante, e existem muitas opções disponíveis.

Além deste rodapé, existem os industrializados de poliestireno, que são resistentes à água, sendo que alguns fabricantes indicam para áreas que podem ter limpeza com água, mas é preciso consultar o fabricante. Este rodapé também tem espaçamento para embutir cabos e pode vir com acabamento industrializado ou ser pintado.

O importante é saber que passar cabos de telefonia ou rede são permitidos, mas fios elétricos não devem ser passados, pois caso tenham algum problema elétrico, ou fios desencapados, podem incendiar e rapidamente se alastrar. O correto é passar os fios elétricos por dentro de conduítes.

Existe também os rodapés mais indicados para áreas molhadas, que são de porcelanatos e cerâmicas cortadas ou de granito.

Este tipo de rodapé pode ser cortado do próprio piso, com a altura desejada, mas precisa ser considerado no cálculo da metragem a ser comprada, para evitar que falte material para aplicação. Alguns fabricantes já possuem rodapés da mesma referência e cor dos pisos, o que facilita na aplicação, otimizando o tempo e o acabamento tica mais preciso.

Caso precise ser cortado, o ideal é cortar somente 2 lados do piso, para ter o lado acabado voltado para a parte superior, resultando num acabamento mais preciso e bonito.

Os rodapés de granito também são boas opções para áreas molhadas.

Os acabamentos em detalhes metálicos são menos utilizados, pois precisam ter um piso muito bem assentado e bem acabado no encontro com as paredes, mas são itens muito bonitos, que podem fazer parte da decoração.

O que muitas pessoas não sabem, é que o rodapé além de fazer o acabamento dos revestimentos de piso, ainda servem para evitar que os móveis fiquem encostando nas paredes, e marcando ou até mesmo descascando as paredes, como sofás, cadeiras e mesas.

Os rodapés altos são mais bonitos e fazem a decoração ficar mais elegante. Entretanto, os rodapés baixos possem menos interferências em alguns móveis planejados e embutidos, que precisam considerar para evitar problemas de uso e aberturas de portas e gavetas.


77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page