top of page
Buscar
Foto do escritorMel Domezi

Polido ou acetinado?


Escolher revestimentos e optar por acabamentos é sempre mais do que a questão de estética.

O acabamento polido acaba ficando um um brilho, e na grande maioria das vezes, os desenhos e texturas ficam com desenhos mais intensos e cores mais fortes, em comparação à sua versão acetinada ou natural.

Stand da Portobello - Revestir 2019

A preocupação é sempre com a segurança e indicação do uso apropriado.

Nunca uso piso polido em áreas molhadas, pois o risco de escorregar e cair é sempre muito grande. Existem acabamentos naturais, mate e até mesmo externos, que são mais apropriados para este uso.

O acabamento externo, além de evitar escorregamentos, ainda é resistente às intempéries, e resiste por mais tempo.

Na parede, pode ser colocado o acabamento polido ou brilhante, mas deve-se ter cuidado com o reflexo de dias ensolarados, nas áreas externas.

Em móveis, marcenaria e marmoraria, os cuidados devem ser os mesmos. A marcenaria e os móveis podem ter acabamento brilhante, acetinado ou fosco. A marmoraria tem outros tipos de acabamentos, como bruto, levigado, vulcano, polido, entre outros, que dependendo do uso, precisam ser impermeabilizados, pois algumas pedras possuem muita porosidade, e acabam ficando encardidas ou com outras patologias, caso o uso não seja indicado.

Além disso, hoje ainda temos opções de texturas 3D, em que o relevo acaba decorando as paredes de forma diferente. Neste tipo de revestimento, não há problema entre os tipos de acabamentos, mas a iluminação pode fazer toda a diferença para ajudar a ressaltar este efeito.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page