top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Tipo de cuba para banheiros


Antes de reformar um banheiro, precisamos definir alguns detalhes importantes. Entre estas decisões, está o tipo de cuba a ser utilizado.

A cuba mais utilizada antigamente, é a cuba embutida. Esta cuba tem a facilidade do cotidiano, pois a água que respinga na bancada pode ser empurrada para dentro da cuba e seguir pelo esgoto.

Cuba embutida

A diminuição do tamanho dos apartamentos trouxe um novo problema, que é o tamanho das bancadas em lavabos. As cubas evoluíram para ganhar novos detalhes, formatos e tamanhos.

tipos de cubas

A Celite trouxe alguns tipos nesta imagem para facilitar o tipo de cuba.

A cuba de sobrepor tem uma borda que fica acima da bancada. A desvantagem é que a água não retorna para dentro da pia.

A cuba de semi-encaixe foi feita para bancadas mais curtas, mas que ainda é necessário ter uma bancada para fazer a sua instalação.

cuba semi-encaixe

A Cuba de apoio fica totalmente apoiada sobe a bancada, livrando toda a parte debaixo, exceto o sifão.

As cubas de apoio estão sendo cada vez mais destaque nos lavabos, e os artistas e artesãos estão fazendo cubas diferenciadas e únicas. Esta cuba azul é do Atelier Deniele Dummond.

Além destas cubas, existem as bancadas de mármores com cubas esculpidas, que podem ser feitas sob medida, de acordo com projeto. Neste exemplo abaixo a Marmoraria Casabela executa toda a bancada no mesmo tipo de mármore.

Existem ainda as cubas de piso, como esta da Deca. Este tipo de cuba é apoiado diretamente sobre o piso, que deve estar bem nivelado para evitar problemas de apoio.

Ainda existem as cubas com ou sem colunas. Esta cuba com coluna pode ser vista no Museu da Casa Brasileira.

As cubas com coluna não necessitam de uma bancada para fazer o seu apoio, e são sustentadas por uma coluna de louça. As cubas sem coluna são fixadas diretamente na parede, mas são cubas pequenas e que não devem ter muito poso em cima para sustentar.

cuba suspensa

Em todos estes casos, é necessário planejar a infraestrutura da obra. Dependendo do tipo de cuba, a altura da bancada é diferente, o que interfere em alturas de pontos de água e esgoto. Fazer a escolha antes de fazer a reforma ajuda no planejamento e evitar desperdícios de material e serviços de mão-de-obra.


177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page