top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Qual é a sua medida?


Há muitos anos a indústria se preocupou em fabricar para medidas padrão, que são baseadas na média de medidas de ergonomia de toda a população. Em pouco tempo, percebemos que atender somente à medida padrão excluía muitas pessoas, ainda mais nos dias de hoje, com aumento da obesidade, aquelas medidas já mudaram bastante.

diversidade

O mercado notou as crianças, que estão em fase de crescimento, e precisam se adaptar às mais diversas situações, mas que hoje tem espaços mais adequados, e ganharam banheiros públicos adaptados às suas medidas, e assim ganharam mais autonomia em locais públicos, especialmente com os banheiros familiares, que possuem vasos sanitários menores e pias mais baixas, permitindo que as crianças alcancem as torneiras e descargas, sem precisar subir em banquetas, ficar no colo de um adulto ou na ponta do pé.

crianças

Os gordinhos, assim como eu, podem passar por situações constrangedoras em locais públicos, que ficam se espremendo ou apertando numa poltrona para medidas padrão, por exemplo em transportes. O desrespeito no transporte público é ainda maior com idosos e obesos, pois as pessoas se sentam em locais reservados e aqueles que realmente precisam utilizar estes assentos acabam ficando em pé. Isso sem contar o constrangimento que passam.

Obesos

A arquitetura e o design etão começando a mudar estes padrões, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. O mobiliário já começou a ser pensado há muitos anos, quando Maria Montessori, há um século atrás, pensou nas crianças e foi adaptando o que existia na época para adequar ao seu método, hoje conhecido como método montessoriano.

Precisamos atender ainda à população de pessoas altas, pessoas baixas, pessoas obesas, com algum tipo de mobilidade reduzida, entre outras. A lei da acessibilidade ajudou a entender a mobilidade no espaço urbano e espaços públicos.

Olhando para a exposição "Architecture dfor dogs (arquitetura para cães)" ainda aberta ao público na Japan House em São Paulo, vemos que os mobiliários são pensados para atender às necessidades de porte e características de algumas raças, e na interação dos humanos com seus pets. Tudo isto é feito para adaptar as medidas destes pets, e podem se estender para outros pets com medidas diferentes, respeitando o seu conforto e ergonomia.

Alguns designers e arquitetos já estão percebendo este novo mercado. A Deezign esta entre estas empresas, que a loja encanto pais e filhos, pois tudo é colocado como se estivesse no seu devido espaço.

No ano de 2018 já vimos este ambiente na Casa Cor SP, que trouxe um espaço adaptado para a terceira idade ter privacidade, independência e autonomia, aliando medidas adequadas, revestimentos e mobiliários que atendem às necessidades, e a tecnologia que automatiza e emite alertas em caso de emergências médicas.

Consulte um profissional para fazer os estudos e adequações necessárias para cada pessoa que está fora das medidas medianas, padronizadas para a população em geral, afinal dar autonomia e independência é importante para que não se sintam um peso para a família e cuidadores, e levanta a autoestima e melhoram a parte psicológica.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page