top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Quais cuidados são precisos na área externa?


A área externa sofre mais com as intempéries, e por isto, devemos ter cuidados diferentes. O sol e a chuva podem ocasionar muitos problemas, pois o material trabalha com maior movimentação, devido à diferença de temperatura. Escolher materiais e revestimentos para estes espaços é muito importante para fazer as adequações e manutenções, sempre que necessário.

Os pisos externos devem possuir um certo nível de atrito para evitar riscos de queda quando ficam molhados com a água da chuva, evitando os acidentes domésticos. Os revestimentos podem ser permeáveis, ou seja, que permitem que a água seja absorvida pelo solo, ajudando a evitar inundações pela cidade. Caso não sejam permeáveis, precisam escorrer para algum sistema de captação pluvial, com grelhas e ralos para levar a água até o seu devido destino. Além disso, precisam ter boa qualidade e resistência para as movimentações naturais de dilatação, evitando trincas e outros problemas.

Em áreas que as pessoas gostam de ficar descalças, como piscinas e spas, podemos optar pelo uso de pisos que não queimam a solo dos pés, quando ficam expostos sob um dia de sol intenso.

Os móveis que ficam nestes espaços também precisam atender a todas estas questões, de ficarem expostos ao tempo. Atualmente, os móveis usados são feitos com fibras sintéticas, alumínio, madeiras resistentes, vidros, cordas navais e tecidos impermeáveis.

Estes móveis da loja Dunelli mostram que possuem todos estes requisitos para ficarem em áreas externas, pois possuem estruturas de alumínio, com fibras sintéticas, madeiras resistentes e tecidos impermeáveis.

móveis externos Dunelli

Outra opção, são os móveis feitos com cordas navais, como esta poltrona da Artefato B&C, que possuem tramas muito bonitas para compor e decorar o ambiente.

poltrona Artefacto B&C

Ficar atento às manutenções faz parte, e são necessárias, e cada material tem o seu tempo para fazer uma revisão. Olhar para cada revestimento e material é essencial para verificar e prevenir problemas.

As madeiras precisam de manutenção, e troca de verniz naval. Lixamento, limpeza e aplicar nova camada de verniz podem ajudar na durabilidade e prolongar o tempo de uso. O mercado lançou algumas madeiras ecológicas que possuem resinas, que não precisam fazer este tipo de manutenção.

A pintura precisa de manutenções, onde trincas devem ser avaliadas e a pintura refeita, pois o sol e a mudança de tempo acabam alterando a cor original.

As áreas com plantas e jardins pedem outros cuidados, como podas e atenção às raízes, que podem danificar revestimentos. Isso é um problema muito comum que vemos em calçadas, que ficam quebradas e levantam com o crescimento das raízes de árvores. Adequar o tamanho das plantas ao seu espaço pode evitar mais transtornos. O paisagista pode indicar plantas adequadas para o clima e espaço, e fazer as devidas manutenções periódicas.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page