O antigos dormitórios ganharam mais atividades, onde podemos fazer muitas coisas dentro do quarto. As atividades do dia-a-dia mudaram o nosso jeito de usar o quarto, que deixou de ser um espaço usado apenas para dormir.
O quarto serve para muitas coisas, como cuidados pessoais, relaxamento, assistir televisão, ouvir músicas, estudar ou ler, meditação, lugar de intimidades, entre muitas outras atividades.
Este canto fica cada vez mais personalizado com a diminuição do tamanho dos novos apartamentos, e ganham bastante complexidade para otimizar o seu espaço.
Pensar os espaços pequenos, com muitas atividades não é uma coisa simples, mas que pode ficar cheia de personalidade com decoração, uso de cores e texturas, e muita criatividade.
Em tempos de sustentabilidade e DIY (do it yourself, ou faça você mesmo), uma repaginada em objetos antigos ou usados pode ser uma solução.

A iluminação pode deixar o clima mais relaxante para escutar muitas atividades que não precisam de claridade e criar um clima de relaxamento antes do repouso, como esta luminária da Bertolucci.

Outras atividades como a maquiagem precisam de uma iluminação maior, e adequada para não criar algumas sombras no rosto e deixar tudo mais visÃvel, como a que pudemos ver na Casa Cor SP.

Um cantinho com mesa de estudos pode ter o complemento de uma luminária de mesa focada para os estudos e leitura.

Pintar uma parede com outra cor pode ajudar na personalização, mesmo que seja um tom claro, e os objetos de decoração ganham mais destaque.

Usar papel de parede também deixa o espaço mais elegante, e o complemento da iluminação na mesa de cabeceira é feito por luminárias de mesa, o que ajuda a deixar uma luza acesa, mesmo quando uma das pessoas ainda precisa de um pouco de luz.

Este quarto de menina precisava ser usado para descanso, maquiagem e estudos, e cada canto foi tratado com um tipo de iluminação para ajudar na sua atividade. A personalização ficou com os objetos de decoração e escolha de papéis de parede.
Atualmente, estar dentro de um espaço que condiz com a sua personalidade pode influenciar o seu comportamento, como o estudo de cores, que podem deixar a pessoa mais calma ou agitada.
Estudar o espaço, saber onde fica cada coisa pessoal, e como desempenhar as atividades é essencial para otimizar e projetar o ambiente.