top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Com brilho ou sem brilho?


Escolher revestimentos é uma decisão complicada. Existem muitas opções de revestimentos, e diversidade de materiais que podem servir para o mesmo uso. Diferenciar as vantagens e desavantagens são sempre muito difíceis de avaliar.

Alguns revestimentos possuem versões com brilho ou sem brilho, e ainda podem ter variações entre os dois tipos, como acetinado, semi-brilho, natural, entre outros.

Escolher acabamentos pode mudar a incidência de luz, e a impressão de enxergar a cor do revestimento. Os acabamentos podem refletir, ou até mesmo espelhar o ambiente, ou deixar com aspectos mais escuros, que podem ser compensados com a escolha da iluminação adequada. O ideal é sempre ver as amostras na luz e posição corretas. Não adianta ver o que será aplicado na parede no plano de uma mesa, por exemplo. Precisamos colocar o revestimento na posição que será aplicado. Na posição correta, podem haver alterações de incidência de luz, e mais ou menos reflexos.

texturas

Além disso, existem materiais que podem ficar mais claros ou mais escuros com a simples escolha de colocar brilho ou não. Na marcenaria, por exemplo, a folha natural que será aplicada ao móvel já tem alteração, pois sempre tem algum verniz que acaba escurecendo a amostra. Colocar brilho pode influenciar no tom da madeira, para mais ou menos escuro.

amostras madeiras

Escolher tintas e lacas também é um grande desafio, pois alguns aspectos precisam ser levados em conta, como limpeza e durabilidade. A laca com brilho, por exemplo, tem a camada de verniz brilhante, que deixa o acabamento da pintura mais resistente. A pintura de parede acetinada, dependendo da incidência de luz na parede, pode marcar mais os defeitos da parede, quando houver irregularidades e ondulações na parede.

escolha de cores

Revestimentos como o porcelanato e os mármores e granitos possuem uma gama maior de tipos de acabamentos, que podem ser considerados com relevos, texturas e brilhos. O coeficiente de atrito pode ser verificado com os fabricantes dos revestimentos, pois o material que tem brilho não significa que fica com menos atrito.

Sempre que for necessário, solicite uma amostra do acabamento ou teste para o profissional contratado, para poder ter certeza da composição dos revestimentos. Escolher alguns acabamentos por foto não representam a realidade, e há sempre a necessidade de ver tudo ao vivo, evitando algumas distorções de cores vistas em telas de computadores ou celulares, que podem induzir a escolhas menos satisfatórias.


146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page