top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Arquitetura emocional


Algumas construções são capazes de nos impressionar de alguma forma, como as pirâmides do Egito, e como foram construídas sem tecnologia. Outras chamam a nossa atenção pela imensidão, como os prédios mais altos do mundo, ou até mesmo dentro de igrejas e teatros. Muitos são os edifícios que chamam a nossa atenção.

Dentro de casa, fica difícil ter esta dimensão de grandeza e impressionar pode ser através de outras formas.

Ultimamente, falamos bastante sobre personalizar o ambiente, e fazer com que o seu lar tenha a sua identidade.

Além da personalização, estão os sentimentos e emoções que passamos ao longo de nossa vida. Algumas memórias são sempre muito felizes, e nos trazem aquela sensação de bem-estar, bom humor e felicidade, e alguns objetos ficam carregados com tudo isso.

material desgastado

Os objetos podem ser extremamente valiosos neste sentido, e por isso que alguns móveis são passados de geração em geração dentro da família. Não se trata apenas do móvel ou objeto, mas da história que nos conta.

Alguns ambientes ficam extremamente charmosos com alguns objetos que sofrem o desgaste do tempo, e mantém as lembranças vivas. Mas avalie bem, pois um material de boa qualidade desgastado é muito diferente de um material arrebentado.

Alguns objetos podem ser restaurados ou reformados, e mantém a sua ligação emocional com a pessoa.

Além do objeto em si, é muito importante pensar no contexto que será colocado, ou seja, no ambiente que ficará e como será destacado dentro do espaço. Os contrastes de texturas, cores e materiais pode ser planejado para que o entrono possa influenciar ou não na exposição do objeto.

A iluminação também pode ajudar a compor o espaço, tanto com a luz natural do dia, ou com luza artificial.

Tudo isto faz parte da ambientação e pode mudar a decoração, deixando o ambiente não só personalizado, mas também emocional.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page