top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Como dar mais autonomia na longevidade


Há muitos anos escutamos sobre a população ter mais longevidade, e que estamos ganhando mais qualidade de vida e envelhecendo cada vez mais tarde.

Quando falamos sobre este assunto, não se resume apenas para o uso de barras de apoio em banheiro e rampas de acesso. Claro, que isso faz parte da adaptação dos espaços.

Este ano, a Casa Cor teve um espaço da Flávia Ranieri, em que o estúdio foi pensado para pessoas com algumas limitações de movimento. Dentro do espaço está presente a recepcionista sempre bem disposta a explicar os detalhes e particularidades do projeto. No dia em que visitei o espaço, a empresa AlarmBR estava com uma pessoa explicando algumas particularidades do banheiro, em que a automação ajuda a pessoa a ter a sua independência, mas pode ter o socorro ou avisar à família sobre algum problema. O vídeo explicativo foi colocado no Facebook.

banheiro longevidade

Além destes detalhes, é muito importante entender quais são as limitações de cada pessoa para poder fazer as adequações necessárias, como ter uma prateleira mais baixa, um equipamento mais alto, para evitar os agachamentos. As gavetas podem trazer os objetos para mais perto da pessoa, sem a necessidade de entrar no armário apertado e precisar se contorcer para pegar alguma coisa no fundo do armário.

Conversando com alguns cuidadores, pude perceber que a altura de cama e cadeiras são essenciais, e os móveis fixos para dar apoio também podem ajudar no apoio e evitar alguns acidentes, se for uma necessidade da pessoa.

Algumas empresas estão prestando atenção neste público, como a Celmar, e desenvolveram a laca emborrachada, como se pode notar no ambiente da Casa Cor.

Em contato com uma empresa, dentro do Hackathon, em dezembro de 2017, pedi o desenvolvimento de um revestimento macio e resistente, que ainda não vi no mercado, pois alguns casos precisam de outro tipo de atenção. A conversa com a empresa é sempre muito interessante, pois eles estavam dispostos a escutar os profissionais dentro do mercado e quem sabe trazer outras inovações e lançamentos.

Cuidados como deixar os móveis em alturas que podem ser vistas, sem ser tão baixos, ajudam a evitar quedas e acidentes dentro de casa.

Entender que não é só o ambiente que precisa ser adequado para dar autonomia e independência, mas cuidados como o tipo de chinelo que não sai do pé, também contribuem para levantar a auto-estima da pessoa, que não se sente dependente de um cuidador ou da família.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page