top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Desapegar ou reformar o móvel?


Algumas coisas são passadas de geração em geração, e acabam passando anos sem nenhuma manutenção, até que finalmente alguém olha para aquele móvel, encostado ali no canto, e percebe que precisa fazer alguma coisa.

As pessoas carregam muitas lembranças nestes objetos, e não querem se desfazer. Será que realmente dá para fazer a reforma?

Antigamente, os móveis eram feitos com madeira maciça, e materiais mais resistentes e pesados do que temos hoje disponível para compra. Em geral, podemos sim fazer a reforma, mas precisa ser bem avaliado, pois algumas vezes o custo pode ficar mais alto do que se espera.

móveis antigos

Trocar tecido e refazer o verniz ou a pintura podem ser um bom começo, e reavivar alguns detalhes, que há tempos estão sem vida.

Reformar também pode significar fazer mudanças para reaproveitar de outra forma, e temos visto muitas mudanças deste tipo em programas de televisão, onde eles podem ganhar novos usos, como um antigo baú, que pode virar um banco, por exemplo.

Em tempos de crise, muitas pessoas descobrem seus talentos fazendo este tipo de reforma, e podem ajudar a fazer uma renovação no móvel. Mas fique atento, pois algumas vezes o valor cobrado pelos serviços pode ficar mais alto do que se espera. E ainda precisamos nos atentar e verificar de perto o que o artesão, pintor, marceneiro, serralheiro, entre outros, pode fazer. Averiguar os serviços já feitos é uma forma de saber da qualidade do serviço a ser contratado.

Algumas técnicas podem mudar os acabamentos, como a pátina, que já foi muito utilizada em certo momento, mas que tem o seu charme. Fazer folheamento em alguns detalhes também pode deixar o móvel charmoso. Uma simples aplicação de verniz com cores diferentes, podem mudar o tom da madeira.

Faça os orçamentos de serviços e materiais envolvidos. Converse com vários profissionais, pois cada um tem uma visão diferente do que pode ser feito, e podemos pensar em muitas alternativas para reformar o móvel.

Se ainda assim, o custo ficar muito acima do que é possível investir, avalie desapegar do móvel.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page