top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Você sabe o que é coliving?


O coworking já é bem conhecido. O coliving funciona da mesma forma, só que é para morar em uma residência compartilhada.

O coliving surgiu como necessidade de dividir os custos de uma casa, onde o quarto é individual, e o restante da casa, como sala, cozinha, lavanderia, e outras dependências da casa são comuns aos moradores. Alguns imóveis bem localizados e muito caros para serem custeados por uma única família ficaram vazios. A solução foi individualizar a intimidade e compartilhar o restante dos ambientes, através da boa convivência e sem precisar comprar todos os móveis e eletros necessários para morar sozinho. Isso ajudou a reduzir os custos de compras e na divisão das contas de luz, gás, água, IPTU, internet e limpeza.

compartilhar

A nova geração, chamada de millenium tem muita facilidade de adaptação a este tipo de compartilhamento, pois são pessoas que se desapegam com muita facilidade. Inclusive, muitas pessoas comparam o coliving com as antigas moradias de republica estudantil.

A interação social com pessoas completamente desconhecidas também é um grande aprendizado e traz muitas transformações pessoais. Não apenas pelo fato de conhecer novas pessoas, mas de entender a diversidade e respeitar cada um. Por isso é tão importante que as regras do coliving sejam esclarecidas e combinadas, para evitar conflitos e estresses.

Há alguns anos, as construtoras estão reduzindo cada vez mais o tamanho dos apartamentos, e colocando mais comodidades dentro do condomínio, que são contas que podem ser divididas entre os condôminos. Estes empreendimentos normalmente possuem grandes a´reas de lazer e comodidades, como brinquedotecas, churrasqueira, espaço gourmet, academia, piscina, sauna, salas de trabalho, salão de beleza, pet shop, salão de festas, entre muitas opções. Em grande número de moradores, estas facilidades estão mais facilitadas, evitando a necessidade de sair de carro e pegar trânsito, e ainda há o fator de segurança maior, por transitar dentro do próprio condomínio.

Estas transformações de formas de morar trazem muitos benefícios para quem consegue se adaptar às condições de convivência e compartilhamento.


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page