Houve muita discussão acerca do que é uma boa parceria, desde o post da reserva técnica, e resolvi esclarecer um pouco mais sobre este assunto.
A parceria de sucesso não trata de ganhar dinheiro em cima do cliente, mas de trazer vantagens para todos os envolvidos nas contratações. A venda de materiais ou serviços com alguma vantagem de apenas um lado, não é uma parceria, mas uma prática ilícita. O que diferencia de programas de relacionamento, pois estes programas tornam as parcerias mais sólidas, e não vantajosas. Cabe apenas à empresa ou fabricante a decisão de premiar os profissionais que tem maior destaque no mercado, decorrentes de seu trabalho, e não da vantagem da venda de seus produtos ou serviços.
Um arquiteto tem a função de gerenciar tudo o que é necessário para que o projeto até a sua execução seja feito corretamente, desde que tenha sido feita a contratação desta forma.
O mundo sempre traz muitas novidades, e mesmo estando conectados, ainda não conseguimos nos atualizar em absolutamente tudo o que o mercado lança.
Algumas empresas nos ajudam muito trazendo os produtos novos, e nos informando sobre as vantagens, desvantagens e conhecimentos técnicos, para que possamos fazer a nossa parte na especificação técnica e correta execução.
Estas informações são necessárias para que tudo seja realizado com qualidade e no prazo.
Nenhuma parceria seria uma parceria de sucesso se só um lado tem vantagens.
Ao nos trazer estas informações, acabamos especificando os produtos adequados à cada situação, procurando otimizar o acompanhamento e gerenciamento da obra.
Os bons parceiros nos garantem prazos, qualidades e informações, e nós temos condições de especificar seus produtos e cobrar que a técnica adequada seja realizada em obra.
Quando esta parceria começa a dar certo, os resultados positivos começam a aparecer, e isso se reflete em outras obras, pois se já deu certo anteriormente, ganhamos mais confiança nesta parceria.
O resultado é que até mesmo o cliente ganha com esta parceria de sucesso, pois a sua obra é feita com a especificação correta, a excelência na qualidade e os prazos são cumpridos, o que o deixa satisfeito com a sua contatação. Ressaltando que todas as decisões são tomadas pelo cliente, com a ajuda do profissional que o orienta sobre as vantagens e desvantagens de produtos ou serviços, e não há imposição.
A parceria de sucesso funciona de forma que todos os envolvidos são beneficiados.