top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Mudanças


As mudanças podem acontecer em qualquer momento de nossas vidas, e muitas podem ser felizes, como aguardar a chegada de um bebê na família, ou mesmo comprar um novo apartamento, ou até mudar para um lugar clamo e tranquilo e poder curtir a natureza. Outras mudanças podem ser impactantes, e algumas pessoas podem sofrer algum acidente.

Provavelmente, você já quebrou um osso, e precisou imobilizar um braço, ou uma perna, e ficou mais difícil fazer as coisas que estava acostumado a fazer. Em alguns dias, você começa a se adaptar e logo retira a imobilização. Alguns casos podem ser mais complicados ou piores, mas precisamos fazer algumas mudanças.

imobilização

Alguns profissionais especialistas nos ajudam com isso, como um médico, um psicólogo, ou um grupo de ajuda.

Mudar o espaço também é necessário, e pode ajudar a aumentar a auto estima, o bem estar e a adaptação à esta mudança, proporcionando independência, conforto entre outros.

Atualmente, vemos muitos números aumentando, de pessoas acidentadas que precisam de uma cadeira de rodas, uma prótese, obesos, mal de Alzheimer, ou síndrome de Down. O desenvolvimento de movimentos e adaptações na vida desta pessoa e de seus amigos e familiares também podem ter contribuições da arquitetura. O mercado tem desenvolvido muitas soluções que podem otimizar e ajudar nas atividades do cotidiano.

Quando falamos em acessibilidade, logo pensamos em cadeirantes. Acabamos nos esquecendo de muitas outras situações, e até mesmo dos obesos. Sei disso, pois também sou uma pessoa obesa. E algumas lojas colocam tantos objetos nas prateleiras, e se esquecem que esbarramos com mais facilidade, que além do desconforto e se sentir inadequado, ainda nos constrangemos com a situação pela qual passamos ao derrubar os objetos.

O mercado precisa se atentar para algumas situações, especialmente o mercado imobiliário, que tem reduzido bastante as plantas, onde nos quartos mal cabem a cama e o armário, ou a cozinha que é um corredor estreito e você nem consegue virar para o outro lado.

Enfim, são muitas as situações que merecem atenção e que podemos fazer muito apenas melhorando o espaço em que vivemos, e adaptando os móveis e a decoração para que possamos ter melhor qualidade de vida, bem estar e independência.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page