top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

A polêmica sobre a reserva técnica


A polêmica sobre a reserva técnica, ou popularmente conhecida por comissão, ainda é muito grande, mesmo após ter sido considerada uma prática ilegal pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) desde o início de 2017.

Venho acompanhando esta história, pois vivi muitos anos profissionalmente, e a transformação deste pensamento, até mesmo entre os colegas de profissão, ainda é muito discutida. Exatamente por isso, resolvi postar este conteúdo nesta semana, para esclarecer para todos, profissionais que ainda não se atualizaram sobre a ilegalidade desta prática e para clientes, que buscam informações sobre o assunto.

Quando me refiro a uma boa parceria, significa que o fabricante ou fornecedor ajuda a passar informações técnicas importantes para que o produto seja aplicado corretamente, assegurando a qualidade e adequações necessárias em obra, evitando problemas técnicos, gastos desnecessários e otimizando prazos, o que traz benefícios para o cliente final. Ainda podemos observar diferenças entre fabricantes, como rendimentos, qualidade e preço, que ajudarão a avaliar a melhor opção de escolha para o cliente. O produto que pode render mais do que o outro, mesmo sendo mais caro, na sua mesma quantidade. O que diferencia é o seu rendimento. Por exemplo, tinta, que é comprada por lata ou galão, onde temos uma grande variedade de marcas, e algumas são mais caras, mas se comparadas, possuem um rendimento maior, e quando você compara a quantidade de paredes que a mesma quantidade cobre, o preço acaba sendo o mesmo, pois para pintar a mesma parede, posso precisar de uma lata da marca mais cara, mas precisar de duas latas da marca mais barata.

arquiteto

O fato de existirem programas de relacionamento não significa que o cliente pague a mais por isso. O marketing de cada empresa é definido dentro da própria empresa. Caso contrário, as empresas não poderiam fazer brindes e distribuir, como uma caneta com o contato da empresa. Generalizar é muito ruim para marketing empresarial. A premiação é feita para os profissionais que se destacam de alguma forma: eles conseguiram a credibilidade de clientes, e com isso tem um bom volume de projetos e conseguem maiores pontuações, ou podem se destacar com algum trabalho e recebem prêmios, ou possuem um ótimo relacionamento e conseguem mediar os fornecedores e clientes muito bem, e todos ficam satisfeitos. O reconhecimento premia os profissionais, e muitos programas de relacionamento são muito transparentes. Algumas premiações possuem outros profissionais que avaliam trabalhos, para avaliar o que eve maior destaque. O Google é uma ferramenta muito democrática, onde qualquer pessoa pode entender como funciona o programa de relacionamento. Confundir e generalizar é muito ruim, pois todos os dias o jornalismo fala sobre corrupção política, o que não é vantagem para ninguém, pois perdemos a confiança nos profissionais que trabalham corretamente, sem impor escolhas para o seu cliente, orientando-o sobre suas escolhas.

Quando os profissionais se atualizam sobre as informações, pois o mercado sempre traz novidades, lançamentos e novas tecnologias, conseguimos orientar o cliente para ajudá-lo a enxergar a melhor opção. Uma boa parceria traz benefícios para todas as partes.

Falar que existem programas de relacionamento é muito diferente de falar que os profissionais vendem em troca de brindes e premiações.

É muito bom e importante

poder esclarecer as dúvidas, e ser transparente a respeito deste assunto.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page