top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Envelhescente, o nosso futuro!


O mundo está passando por grandes transformações, e acabamos nos adaptando a muitas delas, ainda mais com a rapidez que alcançam as pessoas.

Os smartphones já estão nas mãos de muitas pessoas, desde crianças, passando por adultos, e até envelhescentes, que aproveitam a conexão para se comunicar com a família, e aproveitar o seu tempo com os amigos, e não ficam sozinhos em frente à televisão.

Os drones também estão ficando cada vez mais baratos, ganhando novos adeptos e virando brinquedos, com normas e políticas de pilotagem específicas.

Principalmente, estamos presenciando as pessoas ganhando mais longevidade, podendo viver por mais tempo. Facilmente, vejo muitas pessoas fazendo corridas nas primeiras horas do dia, nos parques e se exercitando, o que ajuda na longevidade.

Envelhsecente

Na semana de 18 de setembro de 2017, falou-se muito da mobilidade, focada nos problemas da cidade, já conhecidos por muitos, que enfrentam situações complicadas todos os dias.

Chegou o momento de prestar atenção a esta nova fase da vida de muitos, e do nosso futuro, e não só na cidade e nos prédios públicos, mas dentro de casa também.

Infelizmente o corpo e a saúde não nos acompanham por toda a vida.

A coordenação motora e a musculatura, além de problemas de osteoporose podem chegar nesta fase, além de outras doenças.

Alguns cuidados podem e devem ser tomados, para ajudar a evitar acidentes domésticos, que são piores em alguns casos. Prevenir é sempre melhor.

Pequenas coisas do cotidiano podem ser feitas dentro de casa: retirar tapetes, colocar maçanetas tipo alça nas portas, automatizar alguns sistemas de abertura de portas, trocar revestimentos escorregadios, retirar móveis baixos que não estão no campo de visão, entre outros.

Cuidados com os calçados também ajudam a evitar quedas.

Prestar atenção nos familiares dentro de sua própria casa, pode ajudar a identificar quais são as dificuldades que estão começando nesta fase envelhescente. Isso ainda é novidade para muitos, pois a longevidade está trazendo estas novas perspectivas em nossas vidas.

A adaptação é uma característica de todo o ser humano, que acaba sendo uma questão de tempo para que estas mudanças tragam beneficios para as nossas vidas.

As particularidades da fase de envelhescente é muito diferente de pessoa para pessoa. E algumas vezes, nem ela mesma pode perceber que está tendo dificuldades em algumas atividades cotidianas, e somos nós que precisamos alertar para estes cuidados. Se você tem alguém nesta fase dentro de casa, comece a perceber quais são as mudanças e cuidados que precisam ser revistos, e converse com toda a família sobre o assunto, afinal ninguém gosta de perder a sua juventude, e depender de outras pessoas, se houver a possibilidade de fazê-lo sozinho.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page