top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Manutenção residencial


A reforma acabou. Mas será que não precisa fazer mais nada?

Muitas vezes pensamos em fazer alguma manutenção só quando a lâmpada queima, mas isto nem sempre é o suficiente.

Claro que a manutenção depende de cuidados do dia-a-dia e do uso que damos.

Um exemplo muito claro, é o rejunte feito no piso e paredes de banheiro. Especialmente o piso do banheiro e área do box, onde os banhos diários vão levando um pouco de rejunte a cada banho tomado. O rejunte da área do chuveiro acaba precisando de uma nova revisão, com maior frequência do que o restante do banheiro. Geralmente uma pequena reforma ajuda a retirar todo o rejunte antigo e refazer o novo rejunte, o que evita infiltrações através destes locais.

A parte hidráulica também pode ter os seus dias contados. O tipo de encanamento associado a alguns minerais que a água contém, podem corroer os encanamentos de cobre e acumular alguns tipos de algas dentro dos encanamentos. É muito importante conversar com o encanador e procurar saber o tempo que devemos fazer alguns reparos em registros e metais, e até mesmo trocar os canos para evitar problemas de vazamentos e assim fazer uma manutenção preventiva.

Sobre o ar condicionado, tem um filtro que deve ser limpo no mínimo uma vez por mês, sendo o ideal a cada 15 dias, além de uma revisão anual, para verificar o bom funcionamento do equipamento.

Aquecedores também requerem manutenções, e depende do uso que está associado ao tempo de uso diário, e quantidade de pessoas. Cada equipamento tem a sua especificação e deve consultar sempre uma assistência técnica para fazer a consulta de manutenções.

A parte elétrica já sofreu mudanças de normas e ainda encontramos muitas casas com tomadas no antigo padrão, com adaptadores de todos os tipos, para poder conectar os equipamentos. Isso sem contar que a fiação, se for devidamente feita, para suportar todos os equipamentos previstos, pode suportar até 20 anos. Infelizmente isto não é uma realidade, já que há 20 nos atrás n]ao existiam tantos equipamentos conectados em tomadas, o que acaba reduzindo bastante o tempo de vida dos fios. O ideal é pedir a um eletricista profissional que verifique as condições de tomadas e fios, para fazer a análise da necessidade de troca. As lâmpadas de led, que atualmente estão dominando no mercado, dificilmente tem problemas, e queimam, como as antigas lâmpadas incandescentes, mas perdem a sua vida útil após um tempo de uso, medido em horas de uso. Estas lâmpadas ficam mais fracas e deixam de iluminar adequadamente, ficando menos claras.

A pintura também precisa ser refeita, pois o sol pode mudar a cor, a movimentação natural da construção pode causar fissuras, e o tempo de uso também acabam danificando a pintura.

Quem mora em casa, ainda tem preocupação com calha e telhado. A limpeza das calhas depende muito se tem árvores por perto, que perdem folhas e acabam entupindo as calhas e podem deixar a casa inundada em épocas de chuvas.

Locais próximos às praias, que estão sujeitos à corrosão devido à maresia, devem ter revisões com maior frequência.

O ideal é fazer as manutenções preventivas, evitando que um gasto menor e mais simples vire algo muito maior, e acabe trazendo mais estresse. Programar e planejar estas manutenções, como fazer a manutenção de ar condicionado no inverno, ou fazer a limpeza das calhas em épocas de secas, aproveitar umas férias para fazer uma reforma, são sempre a melhor saída.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page