top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

Quarto de criança


desenvolvendo a independecia

Hoje um assunto em alta é o método montessori, para fazer o quarto para as crianças.

Não basta ser um quarto bonito e colorido, mas precisa estimular o desenvolvimento da criança.

Além da praticidade, para não sobrecarregar ainda mais o dia corrido dos pais, precisamos estimular o desenvolvimento dos filhos.

Este método foi criado para que a criança consiga acessar e pegar tudo em seu quarto, ajudando a criar a independência, e estimular a organização, pois com os espaços adequados, ela pode pegar os seus brinquedos e guardá-los, assim que a brincadeira acabar, o que ajuda bastante a toda a família a evitar acidentes com brinquedos espalhados pelo chão da casa. As alturas são todas mais baixas do que é feito para um adulto, o que ajuda na autoconfiança, pois a criança não precisa ficar o tempo todo pedindo a um adulto para pegar os brinquedos que ficam em prateleiras e bancadas altas.

Um bom quarto de criança tem boa claridade, tanto durante o dia, quanto à noite, com cores que vão além do azul para meninos e do rosa para as meninas, boa ventilação natural, ajudando na saúde e evitando doenças, e o principal é que tenha a melhor organização para cada atividade que acontece dentro do quarto. Armário para as roupas, uma cama, normalmente com bi-cama, caso receba algum amiguinho para dormir junto, espaço para brincar e desenvolver atividades, caixas para organizar os brinquedos e muita criatividade para se desenvolver.

Infelizmente este método chegou um pouco tarde em minha vida, pois tenho uma cicatriz até hoje de minha infância. Pedi a todos os adultos em casa para pegar o brinquedo no armário que eu não alcançava, mas ninguém se prontificou a me atender, e foi então que usei o gaveteiro do armário como escada para escalar o armário. Ao escalar o armário, que era solto, acabei virando o armário sobre mim , e cortei o lábio. O resultado é que fui parar no pronto socorro. A cicatriz ficou discreta, mas está marcada até hoje.

A indústria está cada vez mais atenta a este tipo de situação, que apesar de ser por poucos anos, criou linhas de louças e metais para que as crianças consigam usar o banheiro e fazer a sua higiene pessoal. Os móveis também são adaptados, em que um berço com trocador pode virar uma cama no futuro, pois cada móvel pode ser desencaixado e distribuído de outra forma quando a criança começa a crescer e já não tem mais necessidade de ser tão baixo.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page