top of page
Buscar
  • Foto do escritorMel Domezi

O perigo das tomadas


Há alguns anos houve a mudança dos acabamentos de tomadas, para evitar acidentes domésticos, e as empresas precisaram se adequar às novas normas.

Também tivemos uma revolução de equipamentos que conectamos nas tomadas. O aumento de tantos eletrodomésticos para facilitar o dia-a-dia e de tantos parelhos conectados em redes, wi-fi, que precisam de bateria constantemente, aumentaram muito.

Infelizmente a realidade dentro de muitas casas e apartamentos, ou até mesmo de empresas e escritórios precisou de maior quantidade de tomadas e adaptadores, pois não foram feitas as trocas dos acabamentos e a revisão da fiação.

Ainda encontramos muitos locais em que as instalações elétricas não estão devidamente adequadas, e muitas vezes acabam sobrecarregadas.

O perigo é que sobre carregar tanto a rede elétrica esquenta muito a fiação, podendo causar acidentes, como esquentar a fiação e as tomadas, rompimento ou até mesmo o derretimento de cabos e fios e até o início de um incêndio.

Se ainda não fez a revisão da parte elétrica de onde mora e trabalha, pense seriamente a respeito, pois o investimento vai evitar acidentes, ou até perdas maiores, pois as conseqüências são inúmeras.

Se o local for muito antigo, talvez precise de maior carga elétrica para alimentação do quadro, que deve ser resolvida para que não ocorram quedas de energia devido às sobrecargas.

A atenção à descrição dos manuais dos equipamentos e a consulta a um bom engenheiro elétrico podem ajudá-lo na necessidade de troca da fiação, disjuntores dedicados (na maioria das vezes, são necessários disjuntores exclusivos para chuveiro elétrico, ar condicionado, forno microondas ou elétricos, etc.).

O dimensionamento correto do quadro, com as biolas de fios devidamente apropriadas e tudo estar dentro das normas, com passagem por conduítes e caixas de passagem, pode evitar desperdício de energia e acidentes.


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page