top of page
Buscar
Foto do escritorMel Domezi

Como ampliar pequenos espaços?


Os novos apartamentos estão cada vez menores, com metragens a partir de 27m².

Cada vez mais os ambientes estão ficando reduzidos, e em função disto, precisa-se pensar no melhor aproveitamento de cada centímetro.

O uso de alguns artifícios pode ajudar a dar a sensação de espaço maior.

A aplicação de espelhos em paredes inteiras cria a sensação de que o ambiente aumenta, pois ele reflete o mesmo espaço, dando esta sensação de que o espaço dobra.

Procure usar cores claras, que não precisa ser o branco total, mas que pode ter um tom pastel para ajudar na decoração e personalização do ambiente.

A integração de espaços também aumenta a visibilidade, como por exemplo, cozinha tipo americana, que integra a cozinha com a sala de jantar, ampliando o alcance da visão, ou o uso de elementos de divisórias como vidros e cobogós (elementos vazados) que permitem que a visão vá além do limite de onde se encontram.

Hoje, os móveis podem ser pensados para ajudar a organizar e guardar móveis, como por exemplo em áreas de lavanderia, que o espaço é bastante reduzido, e que a tábua de passar roupas fica embutido dentro do armário, e que é aberta apenas quando há a necessidade de passar roupas. Outro exemplo pode ser uma bancada de cozinha, que pode ser retrátil ou dobrável, para ampliar o tamanho da mesa durante a refeição, e que pode ser recolhida para dar espaço para passagem e outras atividades. Alguns armários podem guardar cadeiras e mesas, camas e mesas de escritório, sendo tudo planejado a partir das necessidades e do tamanho do espaço disponível.

A tecnologia também está se adequando às novas necessidades, com eletrodomésticos compactos, que nos auxiliam nas atividades do dia-a-dia, e ocupam espaços menores. Hoje existem fornos que funcionam como micro-ondas e tem funções de fornos à gás, que eliminam a necessidade de um fogão, que pode ser facilmente substituído por um cooktop.

Na cozinha podemos usar barras com ganchos para pendurar panelas e utensílios que ocupam muito espaço dentro de gavetas e armários.

Alguns imóveis tem o peitoril de janelas interno que podem ser utilizados para colocar alguns itens de decoração, criar pequenas hortas e mesmo servir de apoio para alguma outra necessidade.

O paisagismo também tem contribuído para trazer uma parte da natureza para dentro de casa, com paredes verdes, que ocupam poucos centímetros em frente a uma parede e trazer vida para dentro de casa.

Os móveis não precisam ser pesados e fechados, como o conjunto de sofás, onde um deles pode ser substituído por poltronas com pés vazados, como pés metálicos.

Prateleiras e armários suspensos podem ajudar a decorar e aproveitar os espaços de paredes para organizar objetos e livros.

A iluminação também ajuda a deixar o ambiente ampliado. Cada tipo de lâmpada aliada à luminária pode contribuir para deixar o ambiente maior. Hoje a tecnologia nos ajuda a ter opções que podem dimerizar, podendo controlar a intensidade da luz no ambiente, deixando a iluminação mais fraca ou mais forte.

Mas tudo tem limite. Cuidado para não entulhar demais os ambientes e extrapolar no uso de armários, prateleiras e móveis, que podem pesar na decoração.

O bom senso conta muito neste momento, então avalie quais são as necessidades e prioridades, pois você pode precisar eliminar alguns detalhes da decoração.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page